O que é uma associação de moradores?

Pessoas a saltar ao por do sol

Uma associação de Moradores ou de bairro, é um grupo de vizinhos que se reúnem voluntariamente com o objectivo de melhorar a sua comunidade ou bairro.

As associações de bairro são tipicamente formadas quando os residentes vivem dentro de uma determinada área da cidade, tal como um bloco ou dois blocos. Podem também ser formadas em torno de um interesse comum, como equipas desportivas, escolas, igrejas, etc.

Na maioria dos casos, são organizações sem fins lucrativos com estatuto.

O termo “associação de bairro” é por vezes utilizado indistintamente com “associação comunitária”.

A maioria dos grandes bairros tem pelo menos uma associação. Algumas cidades maiores têm dezenas de NAs.

Estas servem vários propósitos. Proporcionam oportunidades para os vizinhos se encontrarem, partilharem informações e ideias, e trabalharem em conjunto para resolver problemas.

Também dão aos residentes uma voz nas decisões do governo local que afectam o seu bairro. Muitas patrocinam eventos, incluindo festivais, desfiles, e festas de blocos. Algumas oferecem mesmo assistência financeira aos membros que não têm meios para pagar as quotas.

Quais são as suas funções?

As Associações de Moradores desempenham três funções principais:

Prestar serviços aos seus membros. Estas incluem fornecer informações sobre os serviços da cidade, ajudar os membros a encontrar alojamento acessível, oferecer aconselhamento jurídico, e coordenar os esforços voluntários.

Defender os interesses dos seus membros. Isto inclui fazer lobby junto dos funcionários da cidade, representar as suas necessidades perante as comissões da cidade membros, e escrever cartas aos funcionários eleitos.

Promover a segurança, saúde, e bem-estar geral nas suas comunidades. Organizam frequentemente angariações de fundos, realizam actividades sociais, e coordenam os esforços de limpeza após desastres naturais.

Como posso tornar-me membro da Associação de Moradores?

Para aderir a uma associação de bairro, deve primeiro determinar se existe uma no seu bairro. Há normalmente placas afixadas perto da entrada da sua subdivisão ou edifício de apartamentos, indicando para onde ir para obter informações.

Uma vez localizado o escritório, solicite os pedidos de adesão. A maioria exigem que os potenciais membros preencham formulários e assinem contratos.

Ao aderir, concorda em cumprir as regras e regulamentos da organização. A sua filiação dá-lhe acesso a todos os benefícios oferecidos pelas associações.