Ensino Fundamental II

No fundamental II (do 6º ao 9º ano) a organização curricular é feita de acordo com a realidade do aluno tendo como referência os parâmetros curriculares básicos nacionais, e desenvolvemos projetos que discutem, as práticas e vivências dos alunos com temas como saúde, meio ambiente, sexualidade, expressões culturais, cidadania, leitura e escrita.

O Ensino Fundamental II compreende os Anos Finais, que vai do 6º ao 9º ano, normalmente dos 11 aos 14 anos de idade.

A organização curricular se dá por áreas de conhecimento, onde os pré-adolescentes costumam ter um professor por disciplina, a saber:

  1. – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – compreendem as disciplinas de Língua Portuguesa, Arte Educação e Educação Física, com exceção de Arte Educação para as turmas de 7º, 8º e 9º ano.
  2. – Ciências Humanas e suas Tecnologias – compreendem as disciplinas de Geografia, História e Ensino Religioso;
  3. – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias – compreendem as disciplinas de Ciências Naturais e, Matemática.

O currículo dá abertura à inclusão de novos temas articulados e abertos que podem ser priorizados e contextualizados de acordo com as diferentes realidades locais e regionais.  Esse conjunto de temas recebeu o título de Temas Transversais, indicando a metodologia proposta para sua inclusão no currículo e seu tratamento didático.  São eles: Ética, Meio Ambiente, Saúde, Pluralidade Cultural, Trabalho, Consumo e Cidadania, Sexualidade, Ciências e Tecnologia, Cultura Afro-Brasileira.