Eventos

Eventos na Comunidade Dentre vários eventos realizados na prainha do canto verde temos como destaques os seguintes: Papangus Papangus uma tradição passada de pai para filho que acontece todos os […]

Eventos na Comunidade

Dentre vários eventos realizados na prainha do canto verde temos como destaques os seguintes:

Papaguns

Papangus em Prainha

Papangus

Papangus uma tradição passada de pai para filho que acontece todos os anos no Sábado de Aleluia, onde papangus não passam de homens que se vestem com palhas de bananeiras e máscaras de diferentes estilos e assustadoras sendo eles irreconhecíveis. Assustam as pessoas e carregam com sigo um boneco feito de pano que representa JUDAS aquele que vendeu Jesus, eles batem e tratam mal o boneco, são animados, dançam e andam por toda a comunidade a noite é preparada uma festa para eles dançarem e se divertirem. Logo após é a queimação de JUDAS onde o mesmo é levantado em um pau bastante alto e ali é lido pelos papangus o testamento do JUDAS que são versos feitos por artistas da terra da comunidade de Prainha direcionados aos moradores em virtude de algum acontecimento engraçado. Após é ateado fogo sobre o boneco e assim termina.

Festa de São Pedro

Festa de São Pedro

Caminhada de São Pedro

Pelo seguinte fato da comunidade viver da pesca artesanal, foi-se escolhido pelos moradores São Pedro como padroeiro, pois Pedro era um “pescador de homens”. Todo o ano a comunidade junto à igreja vive em festa aparte do dia 21 a 29 de junho. Durante a semana a noite são realizadas as santas missas, animadas por vários padres, devotos e comunidades vizinhas, logo a pós a missa dispõe-se de  comidas típicas da região a venda, no intuito de arrecadação de fundos para a construção do templo. No último dia de festa é realizada uma grande caminhada na comunidade que se dirige a praia, onde os fiéis levam a imagem do santo padroeiro São Pedro, em seguida acontece um passeio de jangadas pelo mar. A festa do padroeiro é finalizada na praia onde acontece à missa muito animada pelos fiéis visitantes…
“É com grande felicidade que fazemos parte desta família, queremos partilhar a nossa alegria com todos os irmãos em Cristo Jesus”.
João Ribeiro
(Membro à frente da igreja)