Igreja Católica

“Ó São Pedro pedra forte,Rocha firme do Senhor intercede pela gente, Nosso apóstolo pastor, reza pela tua Igreja São Pedro Protetor.” Este é um trecho do hino do padroeiro, cantado com […]

“Ó São Pedro pedra forte,Rocha firme do Senhor intercede pela gente, Nosso apóstolo pastor, reza pela tua Igreja São Pedro Protetor.”

Este é um trecho do hino do padroeiro, cantado com muita fé pela comunidade, durante a festa do mesmo, realizada no mês de junho.

A história da Igreja Católica na Prainha do Canto Verde começou na década de 74, onde as famílias se juntavam a noite, à luz da lamparina, para rezar as novenas do mês mariano. A primeira celebração foi realizada em baixo de uma pequena latada de palha, e através do que as pessoas ouviam sobre a palavra de Deus, foram ligando o contexto desta palavra com a realidade vivida na comunidade.  A partir daí, iniciou-se a mobilização na busca por seus direitos, principalmente territorial, pois, nessa mesma época já havia especuladores imobiliários de olho nas terras da comunidade.

Como se vê, a Igreja Católica, tendo em frente o movimento das  CEB’s  (Comunidades Eclesiais de Base) teve, e sempre terá um papel fundamental na luta pelo bem comum.

Atualmente, os trabalhos pastorais estão mais fortalecidos, contamos com mais fiéis e fazemos parte da paróquia Bom Jesus dos Navegantes- Parajurú, tendo como Pároco o Pe. Raimundo Edinaldo e o vigário Pe. Antônio Carlos.  Pertencendo a Arquidiocese de Fortaleza, ministrado pelo Arcebispo Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques.
A Igreja Católica desenvolve vários trabalhos pastorais na comunidade, entre eles estão:

  1. Pastoral do Batismo;
  2. Dízimo;
  3. Pastoral da Catequese;
  4. Pastoral dos Coroinhas;
  5. Pastoral do Matrimônio;
  6. Pastoral litúrgica: Onde há uma grande participação dos jovens.
  7. Encontros semanais;
  8. Louvores;
  9. Adorações toda quinta-feira;
  10. Celebração da palavra aos domingos;
  11. Missa uma vez ao mês.

A Igreja Católica busca a cada dia expandir a evangelização, para que o povo possa conhecer a Deus “Que é o caminho a verdade e a vida”.