REDES DE TURISMO COMUNITÁRIO NO BRASIL

Barcos a vela em canto verde

Até os anos 90 o conceito turismo comunitário estava desconhecido na Brasil. As primeiras experiências nasceram no Ceará, Prainha do Canto Verde, Beberibe e Casa Grande do Homem do Cariri, Nova Olinda.

Em 2003 o Instituto Terramar, CEFET e o Dept. de Geografia da UECE organizaram o I Seminário Internacional de Turismo Sustentável em Fortaleza apresentando as primeiras experiências de Turismo Comunitário.

5 anos depois no II Seminário Internacional de Turismo Sustentável em Fortaleza de 2008 a proposta de Turismo Comunitário ficou consolidado e recebeu o apoio do Ministério de Turismo para articulação da rede nacional de turismo comunitário TURISOL e o fortalecimento da Rede TUCUM no Ceará.

REDE TUCUM, CEARÁ

Experimente entrar contato com a natureza e modos de vida comunitários em uma das 12 comunidades do litoral do Ceará que fazem parte da Rede Tucum. Uma oportunidade inesquecível de praticar um turismo diferente marcado pela sabedoria popular tradicional em comunhão com belas paisagens naturais.

REDE TURISOL

A Rede Brasileira de Turismo Solidário e Comunitário TURISOL, é composta por organizações que se uniram com a missão de fortalecer o turismo comunitário no Brasil. Ao todo somos 13 projetos, presentes em 8 estados do Brasil e 61 municípios.

As principais linhas de atuação da Turisol são:

1. Formação e Capacitação:

Envolve a realização dos Encontros de Formação, Encontro Nacional e participação em eventos nacionais e internacionais sobre Turismo Comunitário

2. Produção de Conhecimento:

Envolve a produção de materiais didáticos sobre os temas trabalhados nos encontros de formação e sobre metodologias de sucesso testadas e implantadas pelos membros da rede. Publicações e vídeos são os produtos dessa linha.

3. Impactos em Políticas Públicas:

Envolve o diálogo com os Ministérios e Secretarias, reuniões, sugestões, elaboração de editais, participação em rede em editais, para o fortalecimento do Turismo Comunitário e a criação de políticas, programas e ações governamentais por um turismo justo.

4. Promoção e Comercialização:

Envolve o fortalecimento dos destinos da rede por meio da criação de produtos promocionais e estratégias de comercialização conjuntas do turismo comunitário. Facilitam a organização e participação em conferências e eventos que podem trazer mais turistas e investidores, como a recente participação na conferência sobre Vistos Gold de Portugal e que trouxe dezenas de participantes a Canto Verde.